O fortalecimento da bovinocultura e da caprinocultura leiteira foi o foco de uma parceria entre o Sebrae/PB e a Prefeitura de Caturité, no Cariri paraibano.
Como resultado da união em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva, foi realizada uma consultoria voltada à melhoria da produção e da comercialização de leite e derivados. A iniciativa teve como objetivos implantar um modelo de gestão eficiente, qualificar produtores e fortalecer o cooperativismo, preparando-os para o acesso a políticas públicas, editais de fomento e mercados institucionais.
De acordo com José Cavalcante, analista técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, o trabalho desenvolvido junto à Cooperativa dos Produtores de Caprinos e Ovinos do Cariri Oriental (Capricol) foi direcionado ao aumento da produção, tanto do leite bovino quanto do caprino.
“Estamos atuando com esse município há cerca de três anos, abrangendo desde a produção até o beneficiamento e a comercialização. A cooperativa vem crescendo e, com as consultorias do Sebrae, estruturou sua marca, manual de identidade visual, gestão e melhorias de processos, adequando-se para obter certificações que possibilitam a inserção no mercado nacional”, explicou Cavalcante.
A reunião de encerramento e apresentação dos resultados ocorreu no início de dezembro, na sede da Capricol, e contou com a presença do gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda.
“A Capricol recebeu uma consultoria técnica do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Caturité, reforçando o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da economia local”, destacou João Alberto.





