“Eu sou bom de derrotar esse governo”. A provocação é do senador Efraim Filho (União Brasil–PB) em entrevista veiculada ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (2). Segundo o parlamentar, o feito de 2022 será repetido em 2026, ao ser questionado sobre a campanha política na disputa pelo governo da Paraíba ano que vem.
“Fiz parcerias para cuidar das pessoas, agora, na hora que vi que o caminho não dava certo, fui buscar o meu próprio caminho e fiz questão de derrotar o candidato do governo (Pollyanna Werton) candidato do próprio governo ao Senado nas últimas eleições. Eu sou bom de derrotar governo. Ganhamos em 2022 e estamos prontos para ganhar em 2026″, provocou o senador.
Desde o início do ano que Efraim anunciou sua pré-campanha ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Segundo ele, a decisão tomada em 2022 quando rompeu com o governador João Azevêdo e se colocou na corrida eleitoral saindo vitorioso o deixou ” fortalecido”.
O senador oficializou ainda em julho, a aproximação com o bloco conservador bolsonarista com apoios do Partido Liberal (PL) em uma possível composição, ao receber respaldo da ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que, esteve na Paraíba e lançou Marcelo Queiroga como pré-candidato ao Senado Federal.
Efraim Filho
Em um feito inédito em sua carreira, o filho do ex-senador Efraim Morais foi eleito Senador pela Paraíba nas Eleições 2022, mesmo após romper com o governador João Azevêdo, após o mesmo demorar a oficializar seu candidato ao Senado. Ele obteve 617.477 votos, o que equivale a 30,82% dos votos válidos. Na segunda posição ficou a candidata do governo Pollyanna Dutra (PSB), com 22,84 e na terceira, Ricardo Coutinho (PT) com candidatura indeferida, mas com recurso na Justiça, e obteve 21,55%.
Efraim Filho (União) foi o escolhido pelos paraibanos para ocupar a vaga no Senado de 2023 até 2031.
Efraim é natural de João Pessoa, tem 46 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Começou sua carreira política como deputado federal em 2006, sendo reeleito em sequência desde então, chegando ao quarto mandato na Câmara dos Deputados. É filho do ex-deputado federal e ex-senador Efraim Morais e repete os passos do pai, que foi venceu algumas vezes a deputado federal e foi eleito senador em 2002.
Além da formação em direito, fez pós-graduação em direito do consumidor pela Universidade de Granada, na Espanha. Também tem pós-graduação pela Escola Superior da Magistratura.
Em 2014, foi membro da CPI da Petrobras. No ano seguinte, presidiu a CPI dos Fundos de Pensão. Eleito coordenador da bancada da Paraíba por quatro vezes, também foi líder do Democratas por três vezes, além de presidir a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo.
Esse ano o União Brasil de Efraim Filho se coligou com a Federação PSDB/Cidadania e com PDT, União Brasil, PMB, PSC, PTB e Pros.
PARAÍBA MIX
Com ClickPB






