Pix bate recorde em dia marcado por 13º e Black Friday

Na última sexta de novembro, foram realizadas 297,4 milhões de transações, ultrapassando as 290 milhões registrados em setembro

Quando milhões de trabalhadores brasileiros receberam a primeira parcela do 13º salário no dia 28 de novembro, data que coincidiu com a Black Friday, o Pix enfrentou um de seus maiores testes de estresse. E passou com folga. Em apenas 24 horas, foram realizadas 297,4 milhões de transações, movimentando R$ 166,2 bilhões pela infraestrutura do Banco Central (BC) sem qualquer ruído operacional relevante.

O feito ultrapassou o recorde anterior, registrado em 5 setembro, quando foram registradas 290 milhões de transações.

Estimativas do Dieese apontam que 95,3 milhões de trabalhadores receberão o 13°, injetando R$ 369,4 bilhões na economia neste fim de ano. Com mais renda no bolso e lojas agressivas nas promoções, a demanda por pagamentos instantâneos subiu de forma vertiginosa.

Lançado no fim de 2020, o Pix tinha uma ambição simples: permitir transferências instantâneas, gratuitas para pessoas físicas e disponíveis 24 horas por dia. Poucos imaginaram que, em cinco anos, ele se tornaria o meio de pagamento mais usado do Brasil, segundo o BC, adotado por 76,4% dos brasileiros, acima do cartão de débito (69,1%), crédito (51,6%) e até do dinheiro vivo (68,9%).

Veja

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp