Após cerca de dez meses à frente da Secretaria de Finanças de Serra Branca, Marcos Pereira deixa o cargo em meio a um cenário de desgaste interno e insatisfação generalizada com sua condução da pasta. O agora ex-secretário, que assumiu a função com autonomia ampla e status de “supersecretário”, enfrentou uma série de críticas quanto à forma de gestão e aos resultados obtidos durante sua passagem pelo setor financeiro do município.
Mesmo com o maior volume de recursos dos últimos tempos, impulsionado pela decisão do empresário Ernildo Júnior em trazer suas empresas para Serra Branca, o que vem gerando um ISS superior a meio milhão de reais por mês, Marcos Pereira não obteve os resultados esperados.
Nos bastidores, o secretário era apontado por aliados e servidores como alguém de postura rígida e centralizadora, o que acabou gerando atritos internos e um clima de insatisfação dentro e fora da gestão. Há relatos de que sua forma de conduzir a secretaria teria sido marcada por decisões duras e, em alguns casos, consideradas perseguidoras. Essa postura até atrapalhou outros secretários de ter autonomia para avançarem ainda mais, o que agora vão poder realizar.
O desgaste também se estendeu para fora da prefeitura. Entre a população e lideranças políticas locais, cresceu a percepção de que Marcos Pereira não conseguiu corresponder às expectativas, o que ampliou o coro por mudanças no comando das finanças municipais.
O episódio que teria acelerado a saída do secretário foi a publicação do jornalista Júnior Queiroz, que trouxe à tona os bastidores da crise e opinou publicamente que Marcos Pereira atuava como uma “âncora” que impedia o governo de avançar. A repercussão da análise reforçou a leitura de que a troca seria necessária para dar novo fôlego à gestão do prefeito Alexandre, e consiga colocar em prática as ações através dos tantos recursos que o gestor já conseguiu ter em poucos meses.
Com a saída de Marcos Pereira, o serra-branquense Pedro Aleixo, assume a pasta buscando fortalecer a secretaria e impulsionar o ritmo de execução das ações públicas em Serra Branca.
O novo nome foi recebido com aceitação pela população, tendo em vista ser um jovem que vem se destacando na gestão privada e apesar de ainda não ter experiência no setor público é apontado como um nome honesto e dedicado.

Paraíba Mix