Município do Cariri Paraibano, está entre as cidades alvo de Mega Operação contra o Comando Vermelho

Na manhã desta terça-feira (30), a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, foi um dos alvos da Operação Asfixia, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. A ação mira o Comando Vermelho e busca desarticular o poder financeiro da facção criminosa.

Durante o cumprimento de uma ordem judicial em Cabedelo, um policial civil foi baleado em confronto contra um dos alvos. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma, está fora de perigo, e o criminoso envolvido na troca de tiros acabou preso.

De acordo com as investigações, a Polícia Civil e o GAECO conseguiram o bloqueio e sequestro de bens da facção em valores que ultrapassam R$ 125 milhões. O principal alvo da operação é Flávio de Lima Monteiro, conhecido como Fatoka, apontado como atual líder do Comando Vermelho na Paraíba.

Mesmo foragido e escondido em uma comunidade dominada pela facção no Rio de Janeiro, Fatoka continuava determinando a prática de crimes na Paraíba, especialmente em Cabedelo, onde a célula da facção tem atuação mais intensa. Além dele, outros integrantes do grupo também estão refugiados em comunidades do Rio de Janeiro, para onde fugiram após operações anteriores da Secretaria de Segurança e Defesa Social.

Mandados e cidades alvo

No total, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão domiciliar. As ações se concentram nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Cabaceiras, Nova Floresta e em comunidades do Rio de Janeiro.

Na Paraíba, a operação mobilizou 150 policiais, distribuídos em 30 equipes – 27 da Polícia Civil e três do GAECO.

A Operação Asfixia é considerada uma das maiores ofensivas recentes contra a facção carioca no estado e marca o fortalecimento do combate ao crime organizado, agora atingindo também municípios do Cariri paraibano, como Cabaceiras.

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp