Oito pessoas foram presas, nesta terça-feira (26), por suspeita de furto de energia elétrica em propriedades rurais, na cidade de Boqueirão. Em 2025, 108 pessoas foram presas por envolvimento neste tipo de crime na Paraíba.
A ação contou com a participação da Energisa Paraíba, da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC).
No Brasil, o furto de energia é ilegal. Além disso, conforme explica a Energisa, “pode causar prejuízos a toda a sociedade, interferindo na qualidade do fornecimento e representa sérios riscos, como choques elétricos, curtos-circuitos e acidentes fatais”.
De acordo com Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, as equipes realizam vistorias diariamente com o objetivo de preservar a segurança da população e garantir um fornecimento de energia mais eficiente.
“Intervenções clandestinas na rede elétrica são extremamente perigosas, especialmente quando feitas sem o conhecimento técnico necessário. Elas podem provocar desde choques e incêndios até a morte de quem realiza ou convive com a fraude. Quando ocorre em comércios, como clínicas ou oficinas, o risco se estende a funcionários, clientes e vizinhos”, ressaltou o coordenador.
A população pode denunciar o furto de energia por meio dos canais oficiais da empresa: 0800 083 0196, WhatsApp (83) 9 9135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.
Paraíba Mix
Com MaisPB