Em meio às movimentações de bastidores para a sucessão estadual de 2026, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comentou nesta segunda-feira (25) seu encontro no último final de semana, com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), após recentes trocas de farpas públicas. Durante entrevista, o prefeito minimizou a tensão e disse que conversas fazem parte do jogo político.
“A gente sempre conversa, sempre discute. Cada um tem as suas defesas e suas opiniões. É necessário que haja discordância para que a gente aprimore as atitudes e decisões. Está tudo tranquilo”, afirmou.
Apesar do tom conciliador, a disputa interna pela vaga de candidato ao Governo do Estado dentro da base aliada do governador João Azevêdo (PSB) segue latente. Cícero evita o confronto direto, mas deixa claro que tem projeto próprio para a Paraíba. “A discordância é do processo democrático. Eu tenho um projeto para a Paraíba e quero, oportunamente, ofertar esse projeto para que aquele que verdadeiramente tem o direito de opinar — o eleitor — possa se posicionar”, disse.
A disputa pela indicação dentro da base governista ganha força com a possibilidade de renúncia de João Azevêdo em abril de 2026, caso decida disputar uma vaga no Senado Federal. O nome preferido do governador é o do vice Lucas Ribeiro (PP), que conta com apoio do PSB e do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga — cotado para compor chapa como vice.
Enquanto isso, Cícero tem intensificado agendas no interior do estado, aumentando sua exposição política além da capital, o que alimenta especulações sobre um possível rompimento com o grupo, caso seja preterido na escolha do nome da base. A eventual oficialização de Lucas como pré-candidato do Progressistas pode empurrar Cícero a uma desfiliação do partido, dominado pelo clã Ribeiro, em busca de uma alternativa para viabilizar sua candidatura, inclusive com apoio fora da atual aliança governista. Outro nome que vem ganhando espaço nas conversas é o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Ele já sinalizou disposição para disputar o Governo do Estado, caso o cenário político e as alianças permitam.
Com Fonte83