Com atendimento regular a pessoa idosa, a Prefeitura de Boa Vista reforça o compromisso com a terceira idade. Nesta terça-feira (19) aconteceu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com grande participação do público na Câmara de Vereadores. O evento teve como tema, o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Na ocasião, foram debatidos cinco eixos temáticos em torno da discussão das políticas públicas voltadas à pessoa idosa e da ampliação e garantia dos direitos sociais, além da consolidação e fortalecimento da atuação do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa.
A conferência se destacou pela escuta da população idosa que participou de forma ativa, resultando num documento com propostas que priorizam a saúde e o protagonismo social, com a contratação de alguns especialistas, de ampliação de exames, medicamentos e transporte aos idosos, especialmente no campo. Além da inclusão social, com atividades culturais, campanhas contra o etarismo e garantia de voz ativa à pessoa idosa em conselhos e conferências.
De acordo com o prefeito Fernando Aires, a gestão atua para fortalecer e ampliar a oferta de serviços à pessoa idosa. “Boa Vista tem atendimento focado na garantia dos direitos e da participação, através de ações sociais, de saúde e educação, e no estímulo ao protagonismo da pessoa idosa, e nosso compromisso é ampliar os serviços e a atenção a esse público”.
Atualmente Boa Vista presta atendimento a este público, através das diversas políticas públicas, na política de assistência social com a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através de oficinas de dança, educação física e recreação, e atividades direcionadas e contínuas em rodas de conversa com técnicos e convidados, que giram em torno da promoção, defesa e proteção aos direitos sociais, além de temas de interesse do público.
A Prefeitura e o Conselho também acompanham casos de violência contra a pessoa idosa, por meio de visitas domiciliares e dos encaminhamentos necessários, articulando com toda a rede de defesa e proteção. Além do bem-estar físico e emocional, há ações voltadas ao pleno exercício da cidadania.