O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou as datas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela acusação de tentativa de golpe de estado entre o final de 2022 e o início de 2023 após a derrota nas urnas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O julgamento ocorrerá nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro deste ano. As sessões deverão ocorrer durante a manhã e a tarde desses dias, com início às 9h, parada às 14h, e reinício com previsão de término às 19h.
A marcação das datas havia sido pedida na quinta-feira, 14, pelo relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, “considerando o regular encerramento da instrução processual, o cumprimento de todas as diligências complementares deferidas, bem como a apresentação de alegações finais pela Procuradoria-Geral da República e por todos os réus”.
Além de Bolsonaro, são réus no chamado núcleo 1, o principal do processo, os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira (todos generais) e Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha almirante Almir Garnier, o deputado federal Alexandre Ramagem e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro César Cid, que é delator no processo. O processo contra Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está suspenso por decisão da Câmara dos Deputados.
Com Veja