A Central Estadual de Transplantes registrou, na tarde dessa quinta-feira (14), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma de Campina Grande, a 8ª doação de coração de 2025. Além do coração, também foram doados o fígado, os rins e as córneas, beneficiando diretamente seis pacientes que estavam na lista de espera por um transplante.
O doador foi um jovem de 18 anos, vítima de Trauma Crânio Encefálico (TCE) em virtude de um acidente de moto. Com a confirmação da morte encefálica, a família optou pela permissão. Esta foi a 11ª doação de múltiplos órgãos realizada no Hospital de Trauma neste ano. O coração foi destinado a uma mulher de 59 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.
Para garantir mais agilidade no processo, o transporte do coração contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que atuou para que o órgão chegasse dentro do tempo ideal para o transplante.
A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância da autorização familiar. “A decisão da família em um momento tão doloroso representa um gesto imensurável de solidariedade e amor ao próximo. São seis vidas transformadas graças à generosidade desse jovem e ao comprometimento das equipes envolvidas no processo”, afirmou.
O tio do doador comentou a decisão da família. “É um momento de dor muito grande para todos nós, mas acreditamos que a doação vai manter ele vivo de alguma maneira, espalhando o amor de Deus por essas pessoas”, declarou.
Este ano, 131 transplantes foram realizados, e ainda aguardam na lista de espera no estado 809 pessoas, sendo duas para coração, 28 para fígado, 226 para rim, e 553 para córneas.