Vara de Execuções Penais de Monteiro lança Projeto de Remição pela Leitura como ferramenta de ressocialização

A Vara das Execuções Penais da Comarca de Monteiro, no Cariri paraibano, deu um importante passo na promoção da ressocialização de pessoas privadas de liberdade com o lançamento oficial do Projeto de Remição pela Leitura. A iniciativa utiliza o poder transformador dos livros como instrumento de dignidade, reflexão e reconstrução de trajetórias individuais.

O projeto permite que os apenados possam reduzir suas penas por meio da leitura, elaboração de relatórios e participação em atividades de orientação e avaliação, promovendo não apenas o cumprimento da pena, mas também o desenvolvimento intelectual e pessoal.

A ação é fruto de um esforço coletivo, contando com o engajamento de diversas instituições do sistema de Justiça e com o apoio fundamental da Polícia Penal, que acolheu e abraçou a proposta com compromisso e sensibilidade.

Além disso, o projeto conta com a colaboração voluntária de professores e professoras que irão acompanhar e avaliar os relatórios produzidos pelos internos. O trabalho desses educadores representa um elo essencial na ponte entre a educação e a cidadania.

O diretor do Fórum de Monteiro, Dr. Nilson Dias, destacou a importância do projeto como ferramenta efetiva de transformação social.

“A leitura é um caminho legítimo para a ressocialização. Com esse projeto, estamos oferecendo uma oportunidade real para que cada pessoa possa reconstruir sua própria história. A Justiça não pode ser apenas punitiva — ela precisa ser também um instrumento de promoção da dignidade humana e de novas possibilidades”, afirmou.

Point-Blur_May282025_123302 Vara de Execuções Penais de Monteiro lança Projeto de Remição pela Leitura como ferramenta de ressocialização

PARAÍBA MIX

Com Paraíba da Gente

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp
BV SITE – 728×90.jpg.jpegBV SITE - 728x90.jpg.jpeg