Na última sexta-feira (28), Assunção sediou a 1ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O evento reuniu gestores públicos, trabalhadores e membros da sociedade civil para debater e construir políticas públicas que possam orientar as ações governamentais na proteção da saúde do trabalhador.

A conferência contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Vanuza Oliveira, e do prefeito Felipe Oliveira, além da Presidente do Conselho Mayara Raquielle (foto). Durante o evento, Vanuza destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na proteção da saúde dos brasileiros, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

Ela ressaltou que “para o enfrentamento da pandemia, foram necessárias medidas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação. Só não tivemos mais mortes devido à existência do SUS e sua imensa massa de trabalhadores prontos para a resposta sanitária necessária, demonstrando a importância de uma política clara de saúde do trabalhador e trabalhadora.”

Felipe Oliveira, por sua vez, enfatizou a necessidade de proteger a dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, refletindo sobre os impactos das transformações no mundo do trabalho.
“Precisamos proteger a dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras, buscando a universalidade, a inalienabilidade, a indivisibilidade, a inter-relação e a interdependência entre os direitos sociais e as políticas públicas”, afirmou o prefeito.
Ele também sublinhou a importância de refletir sobre as profundas mudanças no mundo do trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Paraíba Mix