Troca de cartas entre alunos do Cariri e Gaúchos vira livro

 

Um projeto desenvolvido com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire conectou alunos de Gravataí (RS) e de São Domingos do Cariri (PB) . A troca de cartas entre estudantes gaúchos e paraibanos proporcionou um intercâmbio de experiências e resultou em um livro. Lançado na 33ª Feira do Livro de Gravataí, ele traz receitas, um pouco da cultura e os costumes linguísticos de cada cidade.

A ideia de fazer essa troca de cartas surgiu a partir de uma rede social. Inicialmente os alunos da rede pública de ensino de Gravataí enviaram as cartas. Dois meses depois receberam a resposta dos alunos de São Domingos do Cariri. A professora Fabia Vaniz conta como foi o processo de construção do livro após o contato entre os alunos. “Nós unificamos as culturas, juntamos tudo nesse trabalho. Cada estudante escreveu uma carta contando da sua vida, local onde mora, sua comunidade e o modo como vê o mundo!”.

A aluna Isabel Seferin, que faz parte da turma 71, falou um pouco sobre a sua experiência e como foi fazer parte do projeto. “Foi muito legal, eu gosto de escrever e pude exercer a minha criatividade. Gostei bastante”, contou.

A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Gravataí, Secretaria Municipal da Cultura Esporte e Lazer
(SMCEL), do Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania. Tem o apoio do Sindilojas Gravataí, o copatrocínio do Banrisul, Romena, Sogil, Jackwal, LinlexTransportes, Companhia Riograndense de Valorização de Residuos, Marcher Brasil e Palterm Company. É financiada pelo Pró-cultura RS e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, também tem o patrocínio de Zaffari.

Paraíba Mix

com Vitrine do Cariri

Por: Junior Queiroz em 25 de novembro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *