Polícia Civil identifica suspeito de iniciar incêndio em Monteiro

 

O fogo retornou na manhã desta quarta-feira (11), com mais intensidade e continua devastando uma área na zona rural de Monteiro, no Cariri paraibano. O fogo teve início na tarde da última segunda-feira (09) no Sítio Tigre dos Torres, e já atingiu as regiões do Uruçu, Moconha e Pitombeira.

Durante a madrugada desta quarta-feira o fogo havia sido controlado, mais os focos de incêndio reacenderam no período da manhã. O fogo já atingiu uma grande área, causando grandes prejuízos para os agricultores e produtores rurais, que perderam pastagem, animais e cercas.

A Polícia Civil de Monteiro foi informada que o incêndio havia sido criminoso, e começou as investigações, e já conseguiu identificar o suspeito da ação criminosa, que está causando um grande dano ao meio ambiente e aos moradores da região.

Em depoimento na 14° DSPC, uma testemunha afirmou que na segunda-feira estava em sua propriedade no Sítio Tigre dos Torres, quando um suspeito passou no local e pediu uma carona para casa, no sítio pinheiro, Zona rural, Camalaú -PB. A testemunha declarou que pediu que suspeito esperasse de 20 a 30 minutos pois o mesmo iria terminar os seus afazeres da sua propriedade para poder deixá-lo, o suspeito disse que não ia esperar e seguiu a pé pela estrada sentido a comunidade do Uruçu.

Minutos depois, já aproximadamente 100 metros da sua propriedade, testemunha notou uma fumaça muito grande pra direção que o suspeito saiu, de imediato pediu para que a sua esposa ligasse para o primo do declarante, para que viesse ajudar a apagar o incêndio que enquanto a sua esposa ligava a testemunha percebeu outro foco de fogo há aproximadamente 200 metros do primeiro foco de incêndio, foi quando pegou a sua motocicleta que quando saiu percebeu um terceiro foco de incêndio nas proximidades do segundo, que distante um quilômetro do primeiro foco de incêndio e viu a pessoa suspeita que estava abaixado na beira da estrada ateando fogo com um isqueiro.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Monteiro e moradores continuam os trabalhos para tentar controlar o incêndio. A Prefeitura Municipal de Monteiro enviou carros-pipa e uma equipe do SAMU para dar assistência às pessoas que apresentarem problemas de saúde provocados pela fumaça, além de montar um ponto de apoio na região para da suporte.

A Prefeita de Monteiro Anna Lorena acompanhada de auxiliares, esteve pessoalmente visitando a região e acompanhando os trabalhos na tarde desta terça-feira (10). Segundo a prefeita Ana Lorena, um acampamento foi formado na unidade básica de saúde da Pitombeira para dar apoio às pessoas que estão trabalhando para conter as chamas.

“Enviamos todo nosso maquinário e carros pipas e ainda conseguimos a solidariedade de prefeitos de cidades vizinhas, que destinaram máquinas e carros para ajudar no controle das chamas. Solicitamos ao governador e ele nos atendeu enviando mais 12 bombeiros, que se somaram aos que já estavam no controle às chamas para que o trabalho não fosse interrompido nem na madrugada”, explicou a prefeita.

Anna Lorena ainda afirmou que está reivindicando junto ao governador João Azevedo a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, ou pelo menos uma viatura permanente no município, que é o maior da região do Cariri.

 

Paraíba Mix

com De Olho no  Cariri

 

 

Por: Junior Queiroz em 12 de dezembro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *