Uso culinário da palma em São José dos Cordeiros é destaque na imprensa estadual

Uma iniciativa desenvolvida no município de São José dos Cordeiros, no Cariri, onde a palma é utilizada na culinária, será destaque na TV Paraíba. A equipe de Reportagem esteve no município nesta terça-feira (28) buscando compreender de que forma as receitas a base da palma são feitas, servindo de alimento para a população.

A equipe foi até o Sítio Cardoso, zona rural do município, para visitar o campo de palma do produtor Wilson e conhecer de perto o processo de plantio. Além disso, conversaram com as mulheres que desenvolvem os pratos feitos à base da planta e com o Secretário de Agricultura do município, Daivyson Codeiros, para relatar o incentivo dado ao projeto e as mulheres. A matéria produzida pela equipe deve ir ao ar na próxima quarta-feira (5) ou na quarta-feira (12).

De acordo com o secretário, as mulheres foram capacitadas através de uma parceria da Prefeitura com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e partir dessa capacitação, elas se interessaram em desenvolver os ensinamentos adquiridos e se tornarem instrutoras. Entre elas, estão Paola e Rosinha, que se destacam na utilização da planta e buscam aperfeiçoar os conhecimentos e contribuir para que a palma possa ser utilizada para alimentar as pessoas. Diante disso, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, as incentiva para disseminar o conhecimento com a população de São José dos Cordeiros.

Farofa, arroz, doce, cocada e panqueca são algumas das comidas feitas a base da palma, que é rica em vitaminas e nutrientes. “Introduzir a palma na alimentação e torná-la comum na mesa de qualquer pessoa é um dos objetivos do projeto,” pontuou Daivyson.

O secretario ainda destacou que o projeto-piloto desenvolvido no município, já vem colhendo frutos e reconhecimento. De acordo com ele, chefes de cozinha já entraram em contato com as mulheres para saber como elas utilizam a palma na culinária. Ainda de acordo com ele, as capacitações irão ficar ocorrendo no município.

Por: Junior Queiroz em 31 de março de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *