“Literatura e Identidade Nacional” é o tema do VIII Seminário Literário Bota Pra Fazer, em Gurjão

SAM_5453

“Literatura e Identidade Nacional”, esse é o tema do VIII Seminário Literário “Bota Pra Fazer” da Escola Juarez Maracajá que será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, no Clube da Fundac, em Gurjão-PB. O evento já é tradição na cidade e desde sua primeira edição vem contribuindo com a disseminação da literatura enquanto prática humanizadora.

A temática trabalhada neste ano reflete um pouco da definição da identidade nacional brasileira e de como esta se estabeleceu a partir do discurso literário, mais especificamente com os movimentos literários Romantismo e Modernismo.

A programação do Seminário conta com encenação de peças teatrais, exibição de curtas metragens, apresentações culturais, minicursos, exposição de artes plásticas e mostra em estandes. O objetivo do Bota Pra Fazer é usar a arte literária como recurso para que os alunos desenvolvam seu potencial de leitura e reconheçam a função social da literatura.

O idealizador do Seminário Literário, professor Suetônio Matias, falou sobre os desafios de promover um evento como esse. “O Seminário Literário já se tornou um marco cultural em nossa cidade e região, a cada ano cresce a responsabilidade em corresponder às expectativas não apenas dos estudantes, diretamente envolvidos no projeto, mas também de toda a sociedade que aguarda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, principais protagonistas do evento”.

O professor ainda comentou que o evento pretende tornar o ensino um processo atrativo, sendo que através de práticas inovadoras é possível fazer com que os alunos compreendam a função social da literatura.
Além do trabalho de pesquisa, os alunos estudam as obras, períodos e autores relacionando todos esses aspectos aos dias atuais. O aprofundamento literário permite que os estudantes compreendam a função humanizadora da literatura e qual o reflexo disso na história da sociedade.

Durante o Seminário, também acontecerá a V Gincana Literária, trata-se de uma disputa que visa estimular nos alunos o envolvimento na criação literária. Dentro da programação ainda terá a 1º Marcha Literária e uma festa social que promete movimentar a cidade.

Mais sobre o Seminário

O projeto já conquistou grande credibilidade na área, uma vez que o idealizador foi laureado em todas as edições do Prêmio Mestres da Educação, convidado a participar de Conferências na Universidade Federal de Campina Grande e, recentemente, recebeu honras de docentes da Universidade Patativa do Assaré localizada na cidade de Juazeiro do Norte (CE). Além disso, o “Bota pra fazer” foi reconhecido como uma das melhores práticas pedagógicas do Estado da Paraíba e participante do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado na cidade de Campina Grande-PB.

Roberta Lucena

Por: Junior Queiroz em 16 de novembro de 2015

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *