Transposição precisa avançar, avaliam prefeitos do Cariri

Quatro meses após ser entregue à população do Cariri paraibano, a Transposição do Rio São Francisco – Eixo Leste – ainda precisa de avanços. Essa é a avaliação dos prefeitos de Sumé, Éden Duarte, Boa Vista, André Gomes, e de Cabaceiras, Tiago Castro.

Os gestores foram entrevistados do programa Hora H, gerado nesta quarta-feira (18) especialmente direto dos estúdios da Rádio Independente FM, em Serra Branca, para mais de 20 emissoras através da Rede Mais Rádio.

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental, o prefeito Éden Duarte, de Sumé, reconhece que a entrega da obra contribuiu muito para o município, mas ainda são necessárias melhorias.

“Melhorou e poderia melhorar muito mais. Deu segurança hídrica, abastecimento de água. O que está faltando agora é explorar economicamente, para que o agricultor possa ter a permissão de plantar. Fazer também uma manutenção mais constante. Precisamos de mais segurança, mas que melhorou, não há dúvidas”, destacou.

Cabaceiras, segundo o prefeito Tiago Castro, é a cidade com o menor registro de chuvas na região, mas mantém uma agricultura forte.

“Hoje Cabaceiras consegue gerar oportunidade e renda para toda região. Agora, se a transposição for regular, vai ser muito importante. Queria até fazer uma provocação porque essa transposição precisa ampliada. A transposição é muito importante, mas precisa melhorar”, afirmou.

Castro cobrou a conclusão da Transparaíba, obra que poderá levar abastecimento d’água para diversas regiões do estado.
“Essa adutora poderia trazer muita segurança para todas nós”, pontuou.
André Gomes, de Boa Vista, lamentou a necessidade de usar carro-pipa na região.

“Nós somos abastecidos pelo manancial de Boqueirão. Mas, temos uma zona rural muito grande. E essa região ainda precisa ser abastecida com carro-pipa. A gente tem essa dificuldade muito grande, principalmente para os produtores de animais. Hoje, Boa Vista ainda precisa de carro-pipa. A gente precisa avançar muito. A região é forte”, defendeu.

O prefeito Éden Duarte cobrou união de forças para solucionar problemas.
“O avanço da transposição para zona rural é um segundo passo. Tem que se juntar forças dos governos Federal e Estadual para que a gente possa ver ainda mais essa primeira etapa vencida e avançar para Zona Rural”, disse.

Por: Junior Queiroz em 19 de agosto de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *