TCE reúne prefeitos para discutir regimes previdenciários e avaliar políticas públicas

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), André Carlo Torres Pontes, disse ontem que órgão vai orientar os prefeitos dos 223 municípios paraibanos a implantarem um novo modelo de gestão previdenciária, que os auxiliem na buscar soluções para os problemas da previdência dos servidores públicos.

A orientação será na quinta e sexta-feira durante 1º Painel de Avaliação de Políticas Públicas, destinado a apresentação dos resultados de levantamentos feitos por meio de auditorias operacionais da Corte nas áreas de educação, saúde, saneamento, meio ambiente mobilidade urbana e previdência.

De acordo com o presidente, durante o evento também será apresentado questões relativas ao sistema previdenciário do Governo do Estado e dos municípios, que dentre as ações alternativas apontadas pela auditoria operacional, conforme revelou, estão a designação de um corpo de servidores mais capacitado, utilização de sistema informatizado para administrar os benefícios e uma gestão a longo prazo.

O evento que será realizado, das 7h30 às 13h, no auditório e nas salas 1 e 2 do Centro Cultural Ariano Suassuna, nas dependência do TCE, em João Pessoa, é organizado pela Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), coordenada pelo conselheiro Marcos Costa.

André Carlo Torres disse ainda, que sempre que se fala em reforma do sistema previdenciário no Brasil, só se pensa em aumentar tempos de serviço, de contribuição e idade. “Não podemos falar e nem pensar em reforma da Previdência sem falar em mudança no modelo de gestão. Temos que buscar alternativas além daquelas que só prejudicam o trabalhador, que tem a expectativa de se aposentar, mas toda vez que se falar em reforma, vê sua meta ficar cada vez mais distante, enquanto a gestão previdenciária continua a mesma”, declarou.

O presidente informou que a programação da sexta-feira será destinada, exclusivamente, ao debate sobre o sistema previdenciário.

 

Correio da PB

Por: Junior Queiroz em 9 de maio de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *