PB tem tendência de crescimento de casos de Covid-19, aponta Fiocruz

A Paraíba é um dos 11 estados com tendência de crescimento de casos de Covid-19, segundo o último Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Dados foram divulgados na última sexta-feira (18) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma preocupação com a possibilidade de novos diagnósticos positivos entre os paraibanos.

O boletim ainda apresentou que os índices atuais seguem em um patamar acima do nível considerado alto. No Brasil, aproximadamente 97% dos casos e 99,3% das mortes são causadas pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19.

Na Paraíba, a Fiocruz estima sinal moderado, com probabilidade de aumento de 75% dos casos, nas macrorregiões I e II, em João Pessoa e Campina Grande, respectivamente.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que a pasta alerta diariamente a sociedade para o cumprimento das regras sanitárias. “A desobediência civil foi percebida no feriado de 7 de setembro, além de aglomerações em orlas marítima e convenções partidárias”, disse.

Geraldo ainda afirmou que regras de flexibilização em municípios que não apresentam bandeira adequada também estão provocando o aumento dos casos.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 35%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 35%. Em Campina Grande estão ocupados 41% dos leitos de UTI adulto e no sertão 39% dos leitos de UTI para adultos.

Portal T5, parceiro do Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 22 de setembro de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *