Militantes culturais do Cariri se reúnem com Secretário do Estado

IMG-20160127-WA0011

Secretários de Cultura, diretores, artistas e membros de coletivos culturais mantiveram um encontro na última segunda-feira (25) com o secretário de cultura do Estado da Paraíba, Lau Siqueira, no município de Sumé, para tratarem sobre a sistematização da Cultura em cada município do Cariri.

O encontro foi pautado na criação de uma rede cultural do Cariri Ocidental paraibano, na Lei de Sistema  e Financiamento Municipal de Cultura e da política de repasse de recursos do Governo Estadual para os Fundos Municipais de Cultura da Paraíba.

Atualmente, vários editais governamentais e não-governamentais exigem a adequação do município às exigências do Sistema Nacional de Cultura, visando principalmente o acesso dos fazedores de cultura na faixa de benefícios bem como na tomada de decisão como conselheiros.

No encontro, o secretário Lau Siqueira alertou sobre a importância de uma gestão compartilhada e da união dos municípios do Cariri em prol de uma política cultural eficiente e que possua uma rotatividade no território do Cariri Ocidental da Paraíba.

De acordo com o diretor de Cultura do município de Sumé, Jefferson Felipe, a implantação das Secretarias de Cultura como órgãos de gestão pública direta, conselhos municipais, sistemas de financiamento, fundos municipais de Cultura, entre outros mecanismos, são cruciais para uma boa prática de gestão cultural, bem como a adequação do município frente às demandas do Estado e da União.

“A cultura e o turismo como um motor de economia e desenvolvimento sustentável já é realidade em outras localidades do Nordeste e do Brasil, e o Cariri Ocidental possui extremas condições e atrativos que possam também entrar nesse modelo de gestão cultural”, afirmou Jefferson.

Além do secretário estadual Lau Siqueira, estiveram presentes ao encontro, o prefeito de Caraúbas, Pedro da Silva Neves, o secretário de Cultura de Zabelê e ativista cultural, Romério Zeferino, membros do Conselho de Cultura de Zabelê, a chefe de Gabinete da Prefeitura de Camalaú, Marícia Mariano, a vereadora de Camalaú, Audenice Chaves, a articuladora de Cultura da Região do Cariri Josivane Caiano, a vereadora do município de Sumé, Donzília Martiniana, o diretor de Cultura de Sumé, Jefferson Felipe e jovens do Coletivo Calangos Livres (da organização da Semana de Cultura e Arte de Sumé – SeCas) e demais fazedores da cultura local.

Com Ascom

Por: Junior Queiroz em 27 de janeiro de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *