Saiba o que faziam os gestores do cariri antes de se tornarem prefeitos; O Portal Paraíba Mix divulga o histórico dos 31 administradores da região

Alguns nasceram dentro da política, outros nunca imaginarem que um dia estariam na vida pública. Tem agricultores, caminhoneiros, advogados, comerciantes, professores e até médico. Também existem os que nasceram em famílias simples e ascenderam na vida política. Outro dado encontrado pelo levantamento feito por nossa reportagem é que o número de mulheres no executivo diminuiu na região caririzeira.

O portal Paraíba Mix traz hoje uma reportagem especial sobre o que faziam os atuais gestores das cidades do cariri antes de chegarem na cadeira do executivo.

A reportagem produzida pela nossa equipe traz um breve histórico dos prefeitos (a) das 31 cidades do Cariri Oriental e Ocidental.

Confira:

Amparo: Inácio Luiz Nobrega Da Silva (DEM), nascido em São José do Egito no Pernambuco se destacou em Amparo sendo comerciante. Nunca imaginou entrar para a política, mas acabou sendo convidado por amigos e já venceu as eleições do município pela segunda vez.

Assunção: Luiz Waldvogel de Oliveira Santos (PTB), Ensino Fundamental Incompleto e é considerado um dos maiores líderes políticos da recente história do município. Foi prefeito no passado, após colocar o sobrinho na cadeira, retornou ao executivo no ano passado. É empresário do ramo de obras.

Alcantil:  Cicero José Fernandes Do Carmo (PSD) nascido em Campina Grande era empresário e se tornou um dos prefeitos jovens paraibanos.

Barra de Santana: Cacilda Farias Lopes De Andrade (PSD), Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba, com especialização em Gestão Ambiental pela FIP. Foi professora de Educação Básica Efetiva do Sistema Municipal de Ensino.

Barra de São Miguel: João Batista Truta (Cidadania), nascido em Cabaceiras. Antes foi vereador e Presidente da Câmara Municipal. Venceu as últimas eleições derrotando sua antiga aliada.

Boqueirão: João Marcos De Freitas (PSD), foi pescador, agricultor e depois empresário. Foi eleito vice-prefeito de Boqueirão em 2012 se destacando e chegando ao principal cargo do município.

Boa Vista: Andre Luiz Gomes De Araujo (PDT), oriundo de uma família tradicional e respeitada na cidade, André Gomes tem uma história de volta por cima na política quando chegou a perder sua primeira disputa para vereador. Atuou nos bastidores da política estadual ao lado do Deputado Dr. Damião e voltou para ser vice-prefeito de Boa Vista por duas vezes e depois se tornou prefeito. André trabalhou desde cedo onde chegou a dirigir caminhão e mais recentemente atua no ramo de estruturas para eventos. Na eleição do ano passado mesmo enfrentando dois candidatos obteve uma das vitórias mais expressivas do estado. André apoiou e conseguiu eleger sua esposa, Carol Gomes como vereadora de Campina Grande. Nos bastidores o nome da sua esposa é lembrado para a ALPB em 2022.

Cabaceiras: Tiago Marcone Castro Da Rocha (Cidadania), nascido em Campina Grande, foi vereador e vice-prefeito do município. Está no segundo mandato.

Caraúbas: Jose Silvano Fernandes Da Silva (DEM), herdou a política do pai, ex-prefeito Severino Dudu, considerado uma das maiores lideranças da história do município. Silvano foi vereador e Presidente da Câmara antes de conquistar a prefeitura.

Caturité: José Gervazio Da Cruz (PP), filho de agricultores, foi caminhoneiro por 30 anos. Zé João como é conhecido, iniciou sua vida política como Vice-prefeito ao lado do primeiro gestor de Caturité, Zé Hermínio.

Camalaú: Ubirajara Antônio Pereira Mariano (PROS), professor, músico amante da cultura nordestina. Foi vereador e eleito vice-prefeito, assumindo os destinos de Camalaú, após o afastamento do prefeito. Bira como é conhecido nos palcos de toda região nasceu sob a influência política e cultural do seu pai, Antônio Mariano, ex-prefeito de Camalaú e considerado um dos homens mais cultos do cariri. Antônio também foi responsável pela expansão da cidade.

Congo: Romualdo Antonio Quirino de Sousa (PSB) foi prefeito no passado, depois retornando para o cargo neste ano. É médico cirurgião concursado em São Paulo, mas nunca aceitou o fato de ter que ficar longe do Cariri Paraibano e sempre manteve os vínculos com sua terra. Tem atuação há diversos anos na área da saúde na região caririzeira. Atualmente também é suplente de deputado estadual e nome sempre lembrado para ALPB.

Coxixola: Nelson Jose Neves Honorato (DEM), herdou a política do seu pai. Atuou antes na advocacia e é filho do ex-prefeito da cidade, Nelson Honorato, considerado uma das maiores lideranças do município no pós emancipação.

Gurjão: José Elias Borges Batista (Republicanos) é professor do ensino médio, cargo o qual se orgulha em ter como profissão. Foi vereador e desde o início de sua carreira teve uma forte força política e de articulação. Teve o orgulho de indicar sua mãe, Tércia Borges para ser vice-prefeita de Gurjão, vindo em 2020 vencer as eleições municipais.

Livramento: Ernandes Barboza Nóbrega (PL), oriundo de família simples e reconhecida pelo trabalho. Tem formação superior, mas prefere se apresentar como agricultor assim declarou ao TSE. Foi secretário e depois aclamado para ser candidato a prefeito.

Monteiro: Anna Lorena De Farias Leite Nobrega (PL), nasceu e cresceu em meio a política. Filha de Dr. Chico, um dos prefeitos mais populares da história de Monteiro, Lorena se formou em advocacia, mas logo foi atraída para continuar um legado deixado pelo pai. Foi secretária municipal e candidata a prefeita indicada pelo ex-deputado João Henrique.

Ouro Velho: Augusto Santa Cruz Valadares (DEM), oriundo do vizinho estado do Pernambuco, Augusto tem um sobrenome conhecido na política do pajeú pernambucano. Se destacou como advogado, ganhando grande reconhecimento profissional no vizinho estado. Ao lado do líder Dr. Júnior e Natália, ingressou na polícia do lado paraibano e obteve uma das maiores vitórias da história das eleições municipais da Paraíba.

Parari: Genival Aires De Queiroz Filho (PL), espelhado na imagem de seu pai (Genival Queiroz), sempre nutriu o sonho de ser prefeito. A trajetória da família se confunde com a história de Parari e também da vizinha São José dos Cordeiros, onde teve seu pai prefeito, depois o irmão Fernando, e agora o sobrinho Felício Queiroz como gestor. É empresário bem sucedido na capital do estado, mas nunca abriu mão de manter os vínculos com a cidade e ajudar a população mesmo antes de chegar a qualquer cargo público.

Prata: Genivaldo Fernandes da Silva (Cidadania), foi secretário de agricultura no Governo Júnior Nóbrega, sendo escolhido candidato do grupo. Antes de se tornar prefeito, Genivaldo declarou ao TSE ser agricultor.

São João do Tigre: Márcio Alexandre Leite (Republicanos), natural de Livramento, mas entrou para o meio da política na cidade vindo a ser prefeito com o apoio do grupo governista. Márcio é técnico em agronomia.

São José dos Cordeiros:  Felício Kelmo Almeida Queiroz (PL), teve a referência de seu pai (Fernando Queiroz) e seu avô (Genival Queiroz) como prefeitos de São José dos Cordeiros. Ainda jovem trabalhou no comercio em Campina Grande. É empresário e produtor de eventos. Foi secretário de finanças da cidade na última década, vindo a se tornar um dos prefeitos mais jovens da região. Também foi eleito pelos prefeitos como Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável São Saruê.

São Sebastião Umbuzeiro: Adriano Jerônimo Wolff (DEM), nascido em Baia Formosa. Antes foi representante de uma empresa de material de fotografia do pai, em São Paulo. Em São Sebastião do Umbuzeiro foi secretário municipal e depois prefeito. Atualmente é Presidente da AMCAP.

Serra Branca: Vicente Fialho de Sousa Neto (PP). Filho de comerciante, mas decidiu enveredar na educação se tornando professor de Educação Física. No meio público se tornou Secretário Municipal na gestão do ex-prefeito Eduardo Torreão. Foi reeleito e está no segundo mandato.

Sumé: Eden Duarte Pinto De Sousa (PL), advogado por formação. Vem de uma vida política de ascensão sendo vereador, vice-prefeito e se tornando prefeito por duas vezes de Sumé. Eden é considerado um dos grandes colaboradores para o serviço de saúde da região pela sua contribuição e dedicação ao CISCO onde atualmente é o presidente.

Taperoá: George Ciro Monteiro De Farias (PSDB). Vem de uma família tradicional na política da cidade, porém sempre enveredou pelo empreendedorismo, sendo empresário reconhecido em Taperoá. Disputou as últimas eleições e foi responsável pelo retorno da oposição ao poder, após quase 20 anos.

Riacho de Santo Antônio: Marcelo Barbosa Ferreira (Avante), era vice-prefeito, assumiu a gestão neste ano após a morte do prefeito Gilson Lima, vítima de complicações da Covid-19. Marcelo nasceu em Taquaritinga do Norte e é empresário.

Santo André: Edglei Amorim Do Nascimento (PP), formado em administração. Considerado um quadro técnico, foi secretário de destaque ganhando a confiança do grupo e de lideranças aliadas para disputar o pleito. Antes também já tinha atuado em outras gestões como na cidade de Juazeirinho.

São Domingos do Cariri: Onildo Lindberg Ananias Da Silva (PSD), foi vice-prefeito de gestões passadas, sendo escolhido candidato do grupo governista nas eleições 2020 e vencendo.

São João do Cariri: Prefeito Jose Helder Trajano De Queiroz (DEM), apesar de jovem tem uma história de ascensão rápida na política. Foi vereador, presidente da câmara, vice-prefeito assumindo a gestão após a morte do Prefeito Cosme e se tornando um dos prefeitos mais jovens da Paraíba. Antes atuou em empresa da família e é criador de animais de raça, além de amante da vaquejada onde até hoje participa de várias competições pelo nordeste.

Soledade: Geraldo Moura Ramos (PP), nunca ocupou nenhum outro cargo eletivo no passado. É empresário e decidiu entrar na política sendo eleito para o primeiro mandato em 2016. Agora foi reeleito e tem como uma das principais bandeiras de luta a criação de um Polo Industrial em Soledade.

Zabelê: Sebastião Dalyson De Lima Neves (PSDB), nascido em São Sebastião Do Umbuzeiro foi vereador e se tornou prefeito pela segunda vez.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 8 de outubro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *