NO CARIRI: Chuva de granizo com ventos fortes assusta moradores em cidade da região

Na tarde desta última quarta-feira(12), chuvas fortes foram registradas em algumas cidades da Paraíba. No município de Assunção, Cariri do Estado, chuvas de granizo foram registradas por moradores, mais precisamente no Sítio Canoa, zona rural do município.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB), esse fenômeno também aconteceu no Sertão do estado e Curimataú, nas cidades de Soledade e Juazeirinho, região onde chuvas intensas são provocadas normalmente durante este período do ano.

Nas imagens, é possível perceber que a água cai no solo em seu estado físico sólido, em formato de pequenas bolas de gelo. Conforme a Aesa, o granizo se formou a partir de uma nebulosidade chamada Cumulonimbus (CB). Esse tipo de nuvem é comum ocorrer na região do semiárido paraibano, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo Carmem Becker, meteorologista da Aesa, na linguagem popular dos sertanejos, essa nebulosidade chama-se “torre”, porque é uma nuvem que se desenvolve verticalmente, com bastante intensidade e se forma em curto intervalo de tempo e é bastante forte.

Além de chuvas de granizo, chuvas de vento foram registradas em Assunção e deixaram alguns estragos, como a queda de árvores na praça central da cidade.

Paraíba Mix

Com De Olho no Cariri

Por: Junior Queiroz em 13 de janeiro de 2022

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *