Programas contra a fome na Paraíba já somam 38,3 mil refeições por dia, anuncia o governador João Azevêdo

Em paralelo à luta contra o Covid-19, o governador João Azevêdo anuncia, neste domingo (11), em artigo publicado no jornal A União, que o Estado já alcança a marca de 38,3 mil refeições fornecidas por dia em toda a Paraíba. São refeições subsidiadas, ao preço de apenas R$ 1,00, por meio do programa Tá na Mesa, atingindo inicialmente 83 municípios. Além deste, o Governo mantém ainda o programa Prato Cheio e os Restaurantes Populares, para aplacar a fome de milhares de famílias que enfrentam as consequências econômicas da pandemia.

“Lutamos diariamente para garantir a dignidade das famílias paraibanas e temos a clareza de que não existe ação ou programa mais eficiente em defesa da cidadania do que acabar com a fome da população”, afirma o governador.

“Cidadania, com fome, não existe. Sem alimentação para as pessoas, não avançamos na saúde, na educação – nem em qualquer outra esfera de atuação do Estado. Por isso, programas como o Tá na Mesa, que estamos implementando, é uma injeção de cidadania nas vidas de milhares de pessoas”, acrescenta Azevêdo.

Para além de fornecer comida saudável às famílias mais vulneráveis, diz o governador em artigo, o Tá na Mesa é também uma forte estímulo à geração de emprego e renda nas economias locais. O programa prevê a contratação de restaurantes em 83 municípios para o fornecimento de 25,1 mil quentinhas por dia a R$ 1,00. “Com isso, garantimos empregos nos restaurantes, que foram fortemente prejudicados pela crise sanitária. De um lado, estendemos a mão do Estado às famílias mais vulneráveis com segurança alimentar, de outro, injetamos recursos na economia, estimulando a manutenção dos postos de trabalho em pequenos restaurantes paraibanos”, salienta.

João Azevêdo disse ainda que o Governo do Estado segue dedicado a ampliar a rede de Restaurantes Populares no Estado, com a instalação de novas unidades em Monteiro, Cajazeiras, Pombal, Guarabira e São Bento, que vão se somar às cozinhas dos restaurantes de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Patos e Sousa, onde são fornecidas 7 mil refeições por dia. Além disso, segue tocando o Programa Prato Cheio, que atende à população em situação de rua, em parceria com a Arquidiocese, fazendo a distribuição de cerca de 6,2 mil refeições diariamente em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.

Além disso, o Estado já distribuiu mais de 1,3 milhão de cestas básicas, socorrendo quem tem fome. “Todas essas ações, inclusive, ajudam a fortalecer a agricultura familiar, da qual adquirimos mais de 1 mil toneladas de produtos de hortifrúti. Também apoiamos as cooperativas de pesca com a compra de 100 toneladas de peixes e os produtores de frango, que forneceram outras 30 toneladas”, afirma o governador.

Por: Junior Queiroz em 10 de julho de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *