Ministério Público realiza reunião sobre obras complementares da transposição no Cariri

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou ontem em Monteiro, no Cariri do estado, uma reunião técnica para avaliar o cumprimento do cronograma de execução das obras complementares da transposição das águas do Rio São Francisco. Dentre as obras acompanhadas e que deveriam ser executadas pelo Estado e municípios estão esgotamento sanitário, construção de estações elevatórias e limpeza do Rio Paraíba.

“Tudo aquilo que o ministro da Integração Nacional estabeleceu como parâmetro para a chegada das águas do São Francisco será solucionado plenamente. Todos os órgãos envolvidos já estão na fase de conclusão das suas obrigações. Tudo foi estabelecido e dado um prazo até 15 de março. Mais de 90% dessas obras já estão feitas e estamos satisfeitos”, disse o procurador de Justiça Francisco Sagres.

Em Monteiro, a prefeitura e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) já identificaram as ligações clandestinas de esgotos e os moradores foram notificados. A maioria já procurou a Cagepa para sanar o problema.

No início de março, aquelas residências que persistirem com o problema terão seus esgotos clandestinos obstruídos.

Já a Cagepa vai construir mais uma rede de coleta de esgotos para atender aos moradores que ainda estão jogando seus dejetos de esgoto no canal de águas pluviais que corta a cidade.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) também anunciou na reunião que dará início à terceira etapa de conclusão do esgotamento sanitário de Monteiro. Já as obras em Camalaú realizadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) estão bem adiantadas e em Poções elas têm início na próxima semana.

O Governo do Estado também já concluiu a limpeza do leito do Rio Paraíba no trecho entre a Barragem de São José e Poções. Até o final de fevereiro, o trecho entre Poções e Camalaú já deverá estar pronto. Outros três municípios, Sumé, Caraúbas e Serra Branca, já fizeram seu esgotamento sanitário. Todos os municípios do Cariri, entre Monteiro e Cabaceiras, serão beneficiados com as águas da transposição, que chegarão pelo Eixo Leste da obra.

 

G1

Por: Junior Queiroz em 18 de janeiro de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *