Idealizada desde o Império e iniciada por Lula, transposição faz águas do Rio São Francisco chegarem à Paraíba

Iniciada em 2007 após decisão do Presidente Luís Inácio da Silva (Lula), a Transposição marcou na noite desta quarta-feira (08) um dos seus pontos ápices ao fazer jogar na seca região do Cariri Paraibano as águas do Rio São Francisco.

Por volta das 19:00 horas desta quarta-feira (8), a água da transposição do Rio São Francisco chegou ao território de Monteiro, no Cariri Paraibano. A imagem acima já mostra a água passando pelo túnel que separa Monteiro (PB) de Sertânia (PE) e em poucas horas atingirá o perímetro urbano da cidade monteirense sendo levada até o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) através do Rio Paraíba.

Nesta sexta-feira (10) o Presidente Michel Temer irá ao município de Monteiro participar da solenidade que anunciará oficialmente a chegada das águas á Paraíba. Também existe uma articulação de aliados e admiradores para que ainda neste mês de março o ex-presidente Lula vá à Monteiro presenciar a chegada das águas a região do Cariri Paraibano

A HISTÓRIA DO PROJETO


A ideia de transposição das águas remonta ao ano de 1847, ou seja, no tempo do Império Brasileiro de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Naquela época, não foi iniciado o projeto por falta de recursos da engenharia. Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para aumentar as disponibilidades em água no Nordeste Setentrional. A discussão foi retomada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas.

Porém, foi no primeiro mandato do Presidente Lula que o governo federal contratou as empresas Ecology and Environment do Brasil, Agrar Consultoria e Estudos Técnicos e JP Meio Ambiente para reformularem e fazerem os estudos ambientais para fins de licenciamento do projeto pelo IBAMA e iniciar a maior obra já vista no nordeste do país.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco foi iniciado em 2007 mesmo contra a vontade de algumas instituições, políticos e até líderes religiosos da época.

Concluída, a transposição vai garantir o abastecimento regular de 390 cidades em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, beneficiando 12 milhões de pessoas, que sofrem no quinto ano consecutivo de estiagem.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 9 de março de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

22 Comentários

  1. Francilaide disse:

    Feito no governo do presidente Lula, onde nenhum outro presidente se importou com o povo nordeste.Vai Temer participar do que não fez e ainda pretende q o agricultor trabalhe até morrer e não se aposentar. Viva o projeto do presidente Lula

    1. Maria do Carmo disse:

      Pegou carona no projeto de Lula.

  2. Jair Orichio Jr. disse:

    Será que o Bispo vai beber a água toda que chegar lá?

  3. Pedro dantas disse:

    Se não fosse o Lula isso não seria possível muito obrigado conterrâneo.

  4. Carlos roberto disse:

    Lula guerreiro do povo brasileiro!
    i

  5. Jocel Lan disse:

    Lembra daquele padre idiota que fez greve de fome??

    1. Edilton Barreto disse:

      Diz ao padre prá fazer greve de não beber água, só 3 dias.

  6. Neuza disse:

    É Lula 2018 ele fez e fará não adianta pegar carona. Lulalalalala

  7. Osvaldo disse:

    Lula e lula tem que ser sempre lula……Competência pura….Líder nato…..Querido e invejado…….Querido no mundo todo ……Guerreiro e competente….Sábio…E intelectual……E tem mais ele vai voltar…..

    1. Osvaldo disse:

      Lula volta logo e mostra sua capacidade de governar..Para calar estes que tentaram te derrubar…..Mas agora quero. Ver você em cima de uma carreta …A mais moderna do mundo este será seu palanke….

  8. António Rubens Correia Costa disse:

    Lula o melhor presidente que este país já teve, em meus 62 Anos de vida. OBRIGADO LULA. COM CERTEZA O POVO SEMPRE VAI AGRADECER..

  9. Edmilson Silva dos Santos disse:

    Na minha opinião o melhor presidente de todos os tempos se chama Lula o resto é conversa

  10. rita disse:

    Parabéns Nordeste desse imenso Brasil!!

  11. rita disse:

    Nordeste do Brasil cuide bem da água e que ela traga desenvolvimento!

  12. Robson disse:

    DE 1876 ATÉ 2003, FORAM 127 ANOS DE PROMESSAS E DESCASO DA DIREITA COM O NORDESTE, SOMENTE UM ESTADISTA COMO LULA FOI CAPAZ DE TIRAR ESSE PROJETO DO PAPEL E TORNA-LO REALIDADE!!!

  13. Lula e Dilam: meus ídolos e meus heróis!

  14. Sergio Luiz Guimarães disse:

    O que esse pilantra do Temer foi fazer na Paraíba?Tentar convencer o povo que ele foi o responsável por essa obra importantíssima ?Ou foi lá pra ouvir mais um Fora Temer?

  15. Libaldo medeiros disse:

    Deus escreve certo em linhas tortas.Lula começou a redenção dos nordestinos;Dilma. Deu continuidade. A obra só não parou porque Deus mandou cinco anos de seca e aí este governo que ai está foi forçado a concluir.senão teríamos que esperar a volta de Lula para termina – lá.

  16. ronaldo paes disse:

    Ajudei uma velhinha a atravessar a rua. Entao, eu posso aproveitar e assaltar os motoristas parados no sinal, pois o meu acerto justifica meu erro? Que tal incluir isso no Código Penal?

  17. A GYUIMARÃES disse:

    E O PADRECO HEIN!!.SERÍA BOM UM DEPOIMENTO DELE AGORA,SOBRE O MEGA SUCESSO DA TRANSPOSIÇÃO.

  18. Cicero oliveira disse:

    Votei e votarei tantas for preciso! Viva Lula…

  19. Maria disse:

    Lula vc é o único q pensa no povo humilde e carente… Peço Deus q cuide de vc …obrig por tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *