IBGE estima aumento da população de Serra Branca e município ganhará mais recursos a partir de outubro

serrabranca

 

Uma excelente notícia foi originada ontem de um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e publicado no Diário Oficial da União. O IBGE anunciou a estimativa da população brasileira e dados demográficos das 5.570 cidades do País. Pelos dados oficiais, Serra Branca passará dos 12.973 habitantes, número do último censo em 2010, para 13.637 moradores.

Pequenos municípios como Serra Branca e os demais do Cariri Paraibano sobrevivem em geral com recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, repassados pelo Governo Federal para Estados e cidades. Pela norma estabelecida pelo TCU, municípios com população entre 13.585 a 16.980 habitantes passa a receber recursos no coeficiente 1.0. Traduzindo de forma mais clara, Serra Branca será a única cidade do Cariri que passará para novo parâmetro de transferências, o que implicará segundo especialistas num impacto de 200 mil reais a mais na receita do município.

Ainda segundo informações apuradas com exclusividade por nossa reportagem, a Prefeitura Municipal já deve receber esse incremento no FPM a partir de outubro deste ano. Esse aumento no coeficiente do FPM era um sonho de muitos dos gestores que passaram pela Prefeitura de Serra Branca e foi possível, especialmente, após recentes conquistas do município em relação a territórios que historicamente pertenceram a Sumé.

O próximo prefeito de Serra Branca terá mais recursos e poderá, se tiver uma boa gestão financeira, enfrentar problemas graves enfrentados pela cidade e gerir com menos sufoco as contas e investimentos necessários ao município.

com De Olho no Cariri

Por: Junior Queiroz em 31 de agosto de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *