Chove em mais de 70 municípios da PB, mas 39,5% dos açudes ainda estão secos

chuvas

Nos últimos três dias choveram em 73 municípios da Paraíba. As chuvas predominaram no Sertão do Estado, mas ocorreram também nas regiões do Cariri e Agreste. O período chuvoso do Sertão e Cariri do Estado se encerra no final de maio, e de janeiro até agora, mais de 35 municípios já registram um acumulado de chuvas superior a 500 milímetros. Mesmo assim, a reserva hídrica do Estado é de apenas 15,75% da capacidade total e 39,5% dos 124 reservatórios monitorados pela Aesa continuam secos.

Das chuvas que têm ocorrido, o principal aporte, segundo a Agência Estadual de Gestão das Águas ocorreu no Açude de São Gonçalo, em Sousa. Há um mês, o manancial estava com cerca de 5% da capacidade total, e ontem já estava pela metade de água.

Mais chuvas. O litoral e o Brejo da Paraíba têm uma previsão de nebulosidade variável com chuvas para esta quarta-feira (13), segundo estimativa da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) divulgada nesta terça-feira (12).

Para o Agreste, a Aesa prevê nebulosidade variável com possibilidade de ocorrência de chuvas localizadas. Na região do Semiárido, que engloba as regiões do Cariri e Curimataú, Alto Sertão e Sertão, a previsão também é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas localizadas. O Sertão deve registrar temperatura máxima de 33º C e mínima de 22º C.

Confira como está atualmente a capacidade hídrica de alguns mananciais na Paraíba: São Gonçalo (Sousa) Há um mês 05% Atualmente 47,9% Lagoa do Arroz (Cajazeiras) Há um mês 7,4% Atualmente 21,3%

Jatobá I (Patos) Há um mês 4,2% Atualmente 17,3%

Epitácio Pessoa (Boqueirão) Há um mês 10,9% Atualmente 10,3%

Engenheiro Ávidos (Cajazeiras) Há um mês 6,08% Atualmente 8,1%

Coremas Mãe D’Água Há um mês 13,6% Atualmente 14,3%

com PB Agora

Por: Junior Queiroz em 13 de abril de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *