A rainha do pife, Zabé da Loca, completa 92 anos

zabe_da_loca

 

A Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura, registra nesta terça-feira, 12, a passagem dos 92 anos de nascimento da artista Isabel Marques da Silva, popularmente conhecida por Zabé da Loca.

A rainha do pife, Zabé da Loca, nasceu nos arredores de Buíque, Pernambuco, e veio com 16 anos para o município de Monteiro (PB), onde por mais de 25 anos residiu em uma loca na Serra do Tungão, o que lhe rendeu seu nome artístico.

Há quase dez anos vive no assentamento Santa Catarina, em uma casa que ganhou do Incra no processo de reforma agrária da região.

Lançou seu primeiro disco em 1995 e algumas faixas de sua gravação fez parte de uma coletânea japonesa chamada Nordeste Atômico.

Em 2009 recebeu o prêmio de Revelação da Música Popular Brasileira. Colecionando diplomas importantes e honrarias, Zabé viajou por todo o país com seu pífano, dividindo os palcos com Hermeto Pascoal, Gabriel o Pensador, Cabruêra, dentre outros.

Em 2008, com produção musical de Carlos Malta, foi lançado o segundo trabalho, que pegou emprestado para seu batismo o termo que Zabé sempre gosta de falar: Bom Todo, cuja a maioria dos temas foi composta por ela.

Atualmente, aos 92 anos, a monteirense adotiva de coração continua sendo exemplo de cultura e tem recebido o apoio necessário para a sua sobrevivência, apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos.

Por: Junior Queiroz em 12 de janeiro de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *