Vídeo que noticia “nuvem de gafanhotos” chegando em Monteiro é fake

Desde este sábado, 27, começou a circular em grupos de WhatsApp um vídeo no qual supostamente se vê uma nuvem de gafanhotos. O responsável pela gravação alerta que seria a chegada dos insetos ao município de Monteiro. A reportagem, porém, confirmou que a mensagem não passou de uma brincadeira feita em um grupo familiar e que acabou sendo compartilhada fora dele, viralizando.

Mas, se não se tratam de gafanhotos, o que aparece no vídeo? São andorinhas. A revoada é comum em Monteiro e não chama mais a atenção dos moradores e nem de visitantes.

Nuvem – Os gafanhotos ganharam as manchetes dos jornais brasileiros na semana que passou quando nuvens dos insetos foram registradas na Argentina. Na sexta-feira, 26, eles estavam a 90 quilômetros a oeste da cidade Argentina de Curuzú. Esta, por sua vez, fica cerca de 100 quilômetros a oeste de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (25), segundo o Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (Cosave), uma reunião para analisar a situação foi realizada com participação de Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Ministério da Agricultura brasileiro afirmou que o monitoramento feito pelo governo indica que “até o momento, estão mantidas as previsões sobre a rota da nuvem de gafanhotos, que não entrou em território brasileiro”.

Paraíba Mix

com Parlamento PB

Por: Junior Queiroz em 29 de junho de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *