Paraíba tem 111 municípios com epidemia de dengue

denOs números são preocupantes. Na Paraíba, 111 municípios estão sendo considerados em epidemia de dengue, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (5). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes.

O boletim aponta também uma redução de 57,14% no números de mortes causadas por dengue foi registrada na Paraíba, de 1º de janeiro a 24 de setembrodo ano de 2015, em relação ao mesmo período do ano de 2015. Segundo o boletim, em 2015 foram registrados três óbitos e em 2014, sete.

Para combater a doença no Estado, a SES informou que está realizando a entrega dos equipamentos para dar suporte à assistência em 16 unidades hospitalares que atendem a todas as regiões do estado.

Além disto, a SES está realizando visita técnica aos municípios que registraram suspeita de óbitos (Campina Grande, Duas Estradas, Marcação, Alhandra, São João do Rio do Peixe, Guarabira, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita e Sousa), para acompanhamento e recomendação das ações de vigilância; participação de videoconferência sobre dengue e Chikungunya, com equipe técnica do Ministério da Saúde; parceria com a UFPB e Lacen para o isolamento viral de dengue na Paraíba; articulação e adequação da rede de referência para recebimento e condução dos casos graves, visando a redução do número de óbitos e reunião com o Ministério Público para discutir a situação da dengue no estado.

No país, em 2015, houve 614 óbitos confirmados por dengue, enquanto que, no ano passado, foram 390.

Chikungunya Na Paraíba, até a 38ª semana epidemiológica, foram notificados 16 casos suspeitos de chikungunya nos municípios de Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1), João Pessoa (3), Rio Tinto (1), Cajazeiras (6), dos quais 14 foram descartados, um está sob investigação e um caso foi confirmado, sendo proveniente de Feira de Santana, na Bahia, e estava em visita em Cajazeiras.

Para a notificação, a Secretaria de Estado da Saúde coloca à disposição os telefones: 0800-281-0023/ 3218-7331/ 9-8828-2522.

Zika Vírus A Secretaria de Estado da Saúde implantou as unidades sentinelas do Zika vírus, conforme preconiza o Ministério da Saúde, que é composta por unidades de saúde (chamadas de unidades sentinela) que identificam, investigam e notificam, quando confirmados, os casos do agravo em questão.

Guillain Barré No mês de julho e agosto de 2015, foram informados pelos serviços hospitalares 15 casos suspeitos de Guillain Barré, sendo 12 descartados e três em investigação (um com suspeita de dengue ou esquistossomose e dois com suspeita de zika).

Pb Agora

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp