Eclipse solar poderá ser visto em cidade do Cariri Paraibano

A manhã do dia 26 deste mês deve ser de contemplação de um eclipse solar parcial na Paraíba. O evento vai poder ser visto com telescópios espalhados em pontos de João Pessoa, Taperoá e Maturéia.

A observação vai acontecer junto com membros da Associação Paraibana de Astronomia (APA), às 10h30, na Estação Ciência, na Capital, na Praça Pedro Delmiro, em Taperoá, e no Casarão do Jabre, em Maturéia.

Segundo a APA, quem quiser observar o fenômeno, mas não tem equipamentos necessários, deve se dirigir a um dos locais de observação citados.

A tentativa de observação do eclipse utilizando binóculos, lunetas ou até telecópios sem a utilização de filtros apropriados podem provocar queimaduras nas retinas e cegueira.

O Eclipse
Durante o ano de 2017 vão ocorrer 4 eclipses: 2 eclipses do Sol e 2 eclipses da Lua. Estes são acontecimentos astronômicos que geram interesse e curiosidade nas pessoas em geral, e não somente nos astrônomos.

Eclipse anular do Sol – 26 de Fevereiro de 2017
Início do eclipse parcial: 12:11 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse anular: 13:15 TU
Máximo do eclipse: 14:53 TU
Fim do eclipse anular: 16:32 TU
Fim do eclipse parcial: 17:36 TU

Na sua forma de eclipse anular do Sol, este será visível numa faixa muito estreita que começa no Oceano Pacífico, passando pela região sul da América do Sul (Patagónia), atravessando depois o Oceano Atlântico Sul, e terminando no sudoeste de África (sendo visível também em Angola) . Na sua forma parcial, este eclipse pode ser observado na região centro e sul da América do Sul, parte da Antárctida e parte de África.

 

Paraíba Mix com Portal Correio

Por: Junior Queiroz em 21 de fevereiro de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *