Combate ao Aedes é tema de mobilização nas escolas de Santo André

As secretarias de Saúde e de Educação estarão juntas no Projeto Semana Saúde na Escola, que será realizada nacionalmente entre os dias 7 e 11 deste mês em todo o território nacional. A quinta edição da atividade traz como tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti” e abre as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ano de 2016.

A mobilização pretende unir forças contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e orientar os estudantes das escolas públicas para o enfrentamento à proliferação do Aedes. Para a programação da semana deverão ser desenvolvidas ações que promovam a prevenção e cuidados com eliminação dos focos do mosquito.

O Secretário de Saúde Rosenildo Alves, explica que para desenvolver as ações não é necessário fazer apenas a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) e que todos os munícipes devem estar juntos nessa mobilização que é nacional. “A Semana é uma ação de saúde pública desenvolvida em parceria com todos que fazem a gestão municipal e é fundamental que todos os munícipes participem, tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção e prevenção de agravos à saúde”.

O Programa Saúde na Escola é uma política de articulação e integração entre os Ministérios da Saúde e Educação e foi instituído oficialmente em 2007 pelo decreto 6286, de 5 de dezembro.

O objetivo é integrar e articular de forma permanente a educação e a saúde, com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Contribuindo, assim, para formação dos estudantes. A abertura oficial da Semana na escola se dará na próxima sexta feira dia 11 de Março às 09:00 horas no prédio da Escola Fenelon Medeiros.

Por: Junior Queiroz em 7 de março de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *