Cidades do Cariri receberão rede de fibra ótica

oticafibraO Estado da Paraíba está avançando no processo de interiorização da Rede Paraibana de Auto Desempenho (REPAD) e entre as cidades que serão beneficiadas estão Sumé e Monteiro. A escolha dos dois municípios se deu por serem sedes de escolas de ensino superior.

A previsão do Estado é de que as obras comecem ainda nesse primeiro semestre e envolve recursos da ordem de R$ 30 milhões. As informações são do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESQ), Cláudio Furtado.

Ele explicou que na Paraíba a rede de fibra ótica está sendo construída para funcionar com velocidade de transmissão de dados de 10 Gbps (gigabits por segundo) ou mais, o que corresponde a mais segurança, agilidade, redução de custos e implementação de novos serviços.

A tecnologia de cabo de fibra ótica utiliza um filamento de vidro transparente e com alto grau de pureza, como meio físico, que permite um maior tráfego informacional. O cabo de fibra ótica é bem mais avançado que o sistema de cabeamento convencional.

Com informações de A União

Por: Junior Queiroz em 25 de janeiro de 2016

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *