Campina Grande tem um dos piores índices de saúde pública do país, aponta pesquisa

Campina Grande perdeu 31 posições no ranking de saúde pública e teve um dos piores índices de todo país. O município paraibano passou de 49º para o 80º lugar. As informações são do DataSUS, em pesquisa divulgava nesta sexta-feira (11) pela CNN Brasil, feita pela agência Macroplan.

De acordo com os números divulgados, a taxa de mortalidade infantil em Campina Grande aumentou em 51% no período de um ano, atingindo a marca de 15,4 por cada 100 mil habitantes.

Segundo a pesquisa intitulada ‘Índice de Desafios da Gestão Municipal’ elaborado pela agência, foram avaliadas as 100 maiores cidades do Brasil. Dentre essas cidades mapeadas, Campina Grande, foi um dos municípios brasileiros com maior queda nas taxas de saúde. Nos quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança, apenas Curitiba (PR) e Vitória (ES) aparecem no top 10.

A campeã do ranking é Maringá (PR) com uma taxa de 0,756, em uma escala que vai até 1,000. O município se destaca pela segurança: o número de homicídios e mortes no trânsito vem caindo ao longo dos últimos anos. Além disso, a cidade conta com boa estrutura de saúde pública, o que fez com que saltasse seis posições desde o último levantamento.

O estudo aponta que certamente, a crise de 2020, provocada pelo novo coronavírus, deve aprofundar as desigualdades nacionais e mostrar a disparidade que existe entre as mais de 5 mil cidades brasileiras, como destacam os coordenadores do estudo. Acesse a pesquisa aqui.

Paraíba Já

Por: Junior Queiroz em 13 de fevereiro de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *