Banco Santander avalia projeto desenvolvido em Serra Branca

premio_santanderAvaliadores do Banco Santander estiveram essa semana, conhecendo o projeto “Potencializando e fortalecendo a cadeia produtiva do Umbu na Comunidade Duas Serras” do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. O projeto é finalista no Prêmio Universidade Solidária do referido Banco.

Além de conversar com membros e pessoas envolvidas no projeto, os avaliadores visitaram as famílias da comunidade de Duas Serras, publico alvo do projeto.

O projeto é integrado pelos professores Luiz Antonio Coêlho, Alex Bruno do Nascimento  e José Irivaldo Alves Oliveira Silva e, pelos técnico-administrativos Carla Mailde Feitosa Santa Cruz, Dielle Oliveira Filocre Rodrigues e Allan Gustavo Freire da Silva. Sua finalidade maior é potencializar a atividade em torno do umbu, um fruto típico da região do semiárido.

O objetivo é capacitar os atores sociais da comunidade Duas Serras com os princípios da economia solidária e da sustentabilidade através de treinamentos, cursos, formações e troca de experiências ministrados pelos alunos dos cursos de Educação do Campo, Agroecologia, Gestão Pública e Engenharia de Produção. Também serão demonstradas alternativas de geração de trabalho e renda para a comunidade, e utilizadas metodologias participativas adequadas à economia solidária, cujos princípios serão a base do projeto a fim de resgatar a autoestima, construir a autonomia e a capacidade de empreender em torno da cultura do umbu.

O Prêmio na categoria Universidade Solidária tem como público alvo professores e alunos que tenham interesse ou que já realizam projetos sociais de desenvolvimento Sustentável com ênfase na geração de renda.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp