Procase realiza encontro com as comunidades rurais do Cariri

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realizou nessa quinta-feira (20) e sexta-feira (21), em Sumé, o I Encontro Territorial de Monitoramento e Avaliação com o Público Beneficiário. O evento foi realizado pelas Gerências de Monitoramento e Avaliação e Desenvolvimento Humano, e contou com a participação das comunidades beneficiárias do Procase na região do Cariri Ocidental.

As atividades iniciaram na noite da quinta-feira com a acolhida dos participantes e a mesa oficial de abertura, que contou com a presença do coordenador do Procase, Aristeu Chaves, do prefeito do município de Sumé, Éden Duarte, de representantes da Emater, que presta assessoria técnica ao Procase na região, e de vereadores e secretários de agricultura de municípios do Cariri paraibano, além de representantes das comunidades beneficiadas.

Em sua fala, o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, destacou as ações que o Projeto vem realizando nas comunidades rurais do Estado, junto a Associações, Cooperativas e Assentamentos. “Estamos desenvolvendo ações específicas para o agricultor familiar, beneficiando segmentos diversos, como caprinocultura, apicultura, artesanato, atuando também na perfuração de poços e implantação de kits de irrigação, melhorando o acesso à água, e permitindo que o agricultor, mesmo com as condições adversas, possa cultivar em suas propriedades. Aliada a essas ações também está a Assistência Técnica, que visa auxiliar as famílias tanto no desenvolvimento de suas atividades produtivas, como também em termos de gestão, se preocupando em instruir essas comunidades para que cada vez mais se organizem, se fortaleçam enquanto associações, e que tenham mais acesso a outras políticas públicas”, enfatizou.

Na sexta-feira, a programação do encontro teve como objetivo ouvir o público atendido pelo programa, realizando uma avaliação das ações e dos resultados que estão sendo obtidos nos projetos produtivos. De acordo com Luzia Santos, do município de Livramento, o evento foi de grande importância. “Foi muito proveitoso, vou levar muitos conhecimentos aprendidos com a interação com os demais colegas de outras comunidades. Pudemos ver o que deu certo e o que não deu, e o que podemos melhorar”, destacou.

A gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques, destacou a importância desse momento de avaliação com as comunidades atendidas. “Esse é um momento que é muito importante para o Procase, porque é um momento de ouvir as comunidades, ouvir os beneficiários, saber o que está dando certo, o que que mudou na vida das comunidades e o que precisa ainda melhorar. Esse momento ajuda a gente a perceber em que passo está o projeto, em que momento está a comunidade, e como nós podemos contribuir para que essas pessoas continuem sendo partícipes, tendo espaço e oportunidade de crescer enquanto grupo, enquanto comunidade, e que possam acessar outras políticas públicas”, afirmou.

Outros quatro encontros semelhantes serão realizados com as comunidades atendidas pelo Procase nos territórios do Cariri Oriental, Médio-Sertão, Curimataú e Seridó, avaliando as ações que vêm sendo desenvolvidas nessas regiões. O gerente de Monitoramento e Avaliação do Procase, José Rocha, destacou a importância desses eventos, nos quais se pode ouvir e conversar com as comunidades que são diretamente beneficiadas pelas ações do Projeto.

“Nós, enquanto monitoramento, lidamos muito com papéis e uma coisa importante é ver as pessoas falando diretamente sobre como o projeto está atuando na vida delas. Podemos ver com a avaliação que muitos projetos já estão dando resultados positivos, inclusive financeiros. Vemos a satisfação das pessoas com relação a esses resultados obtidos, vemos o resultado através das palavras dos próprios beneficiários. Muita coisa ainda precisa ser melhorada e concluída, mas a tendência é que consigamos fechar os projetos e tenhamos bons resultados”, destacou José Rocha.

O próximo evento de avaliação com o público beneficiário irá acontecer no próximo dia 26, no município de Santa Luzia, com as comunidades que são atendidas pelo Procase no Médio-Sertão do Estado.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
Twitter
WhatsApp