Município de Serra Branca promove primeira reunião do Reciclariri e firma parcerias com cidades da região

Na manhã desta quinta-feira (08) aconteceu na Câmara Municipal de Serra Branca a primeira reunião do Reciclariri, que tem como objetivo final acabar com os lixões dos municípios.

O projeto tem como base a junção de municípios para a construção de uma Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos em convênio com o Governo de Estado.

A sede da Unidade será na cidade de Serra Branca e conta com a parceria dos demais municípios: São João do Cariri, Gurjão, São José dos Cordeiros, Parari, Coxixola e Santo André que também participarão de forma ativa e serão beneficiados.

Na oportunidade foram debatidas estratégias, estabelecendo metas para ações que devem ser tomadas para o funcionamento da Unidade como maneiras para a implantação de coleta seletiva nos municípios, estruturação do galpão de triagem de resíduos sólidos e licenciamento da Usina de Compostagem, local onde a matéria orgânica é transformada em adubo.

Estiveram presentes na reunião o vereador Paulo Sérgio, o Secretário de Meio Ambiente de Serra Branca, Talles de Macêdo, o Secretário de Meio Ambiente de Santo André, Marcelo Cavalcante, a Técnica de Implantação de Coleta Seletiva, Simone Nascimento, Alexandrino Cavalcante Secretário de Infraestrutura de Parari, Paola Leite e Deivison Romerito, Secretária de Agricultura e o Coordenador de Meio Ambiente do município de São José dos Cordeiros respectivamente e também Márcio Rodrigues Secretário de Agricultura de São João do Cariri.

“Temos condições de tirar o projeto do papel, fazer funcionar e com isso seremos exemplo para outras cidades. É uma pauta importante que irá gerar empregos, evitar gastos, não será mais necessário levar os resíduos à Campina Grande e o mais importante que é acabar com o lixão”. afirmou o Secretário Talles.

O município de Santo André ainda não está oficialmente no convênio mas participou da reunião e irá viabilizar sua parceria com os demais.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 8 de abril de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *