Prefeitura gurjãoense comemora resultados no Programa de Sanidade Animal

12359953_912064612211354_7886147641181457215_n

A secretaria Municipal de desenvolvimento rural, desenvolve trabalho contínuo no atendimento aos produtores rurais com o Programa de Sanidade Animal.

O programa é realizado com recursos próprios e visa o desenvolvimento de atividades para prevenção de doenças nos rebanhos bovino, caprino e ovino.

Dentre as atividades do Programa de Sanidade Animal estão as campanhas de vacinação contra febre aftosa, que recebem total apoio da administração Municipal com divulgação e disponibilidade de funcionário habilitado para realizar a vacinação nas propriedades de produtores com até 30 animais.

Um aumento considerável no número de atendimentos já que em outras gestões a vacina era aplicada em um número máximo de 10 doses por criador.

Juntamente com a primeira dose da vacinação contra aftosa, realizada anualmente no mês de maio, a Prefeitura realiza também a vacinação contra raiva no rebanho bovino com distribuição de vacina e aplicação através de vacinadores.

A administração Amor de Cidade também distribui e aplica vacinas contra a brucelose em todas as bezerras do município.

De acordo com o secretário de desenvolvimento rural, Orlando Júnior, essa é uma grande ação por parte da Prefeitura e coloca em destaque o município quanto a preocupação com a qualidade do rebanho.

“O prefeito, Ronaldo Queiroz (PSC), deu ordem logo no início de sua gestão para que os rebanhos de Gurjão recebessem essas vacinas para garantir a qualidade de nossos animais. Também acredito ser a única administração no Estado que realiza a vacinação de todas as bezerras de 3 a 8 meses com relação à brucelose”, explica o secretário.

A vacinação contra brucelose vem sendo realizada desde 2014 e este ano foram vacinadas aproximadamente 300 bezerras.

Outro fator de destaque na sanidade animal em Gurjão é a disponibilidade de um funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Rural habilitado para realizar alguns procedimentos nas propriedades a partir de solicitação de atendimento por criadores e o Programa de Inseminação Artificial para Bovinos em parceria com os próprios criadores, o que tem contribuído para o melhoramento genético do rebanho.

Por: Junior Queiroz em 12 de dezembro de 2015

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *