Prefeitura de Gurjão desativa lixão da cidade

O município de Gurjão no Cariri Paraibano, se tornou um dos primeiros municípios do estado da Paraíba a fazer o encerramento do lixão municipal, em defesa do meio ambiente e cumprindo a legislação vigente. A solenidade de fechamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), durante solenidade em frente ao antigo lixão e respeitando todas as normas exigidas pela OMS em época de pandemia.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Ronaldo Queiroz , dos vereadores Marcelo Farias , Junior Moraes e Diogo Coutinho , Secretários , além da representante do Ministério Público , o prefeito Ronaldo Queiroz na  live realizada no facebook da gestão  destacou que o fechamento do lixão além de garantir um meio ambiente mais equilibrado, contribui com a melhoria de vida da população, e é de muito orgulho saber que o município é um dos primeiros  do Estado a tomar essa atitude.

Todo o lixo produzido em Gurjão  será despejado em Campina Grande no aterro da empresa Ecosolo , desde outubro de 2018, 68 prefeitos de municípios paraibanos assinaram os acordos que estipularam o prazo de um ano para que tomassem providências em relação aos lixões de cada cidade, eles também assinaram termos de ajustamento de conduta se comprometendo em recuperar a área degradada pelo depósito de lixo, no prazo de até cinco anos.

A sugestão é que cada um irá separar seu lixo de acordo com o que será recomendado, dividindo-se em lixo seco (o que pode ser reciclado), lixo orgânico (restos de comida) e lixo não reciclável (por exemplo, lixo do banheiro). Com o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, a disposição final de rejeitos mais adequada será no aterro sanitário, local preparado para evitar danos ou riscos à saúde pública e reduzir os impactos ambientais.

Assessoria

Por: Junior Queiroz em 16 de junho de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *