Parceria da Prefeitura de Sumé implementa Tecnologias Sociais de armazenamento de água para produção

Com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável no Município de Sumé, a Prefeitura de Sumé, o Governo da Paraíba e o Centro Vida Nordeste, através do Programa Segunda Água implementaram 64 tecnologias sociais para armazenamento de água para produção agropecuária.

Foram construídas 44 cisternas calçadão, 11 cisternas de enxurrada, quatro barragens subterrâneas e quatro barreiros trincheira. Com essa ação, os agricultores familiares beneficiados poderão armazenar mais água e ampliar sua produção agropecuária, garantindo sua soberania alimentar, ofertando mais alimentos para o mercado local e contribuindo com toda a economia do município.

O prefeito Éden Duarte compreende que essas ações de armazenamento de água potencializam a produção agropecuária. “Estamos lutando diuturnamente juntamente com nossa equipe e com parceiros para que Sumé tenha mais ações de armazenamento, captação e distribuição de água na zona rural, uma vez que essas ações refletem em desenvolvimento sustentável para o município”, declarou Éden.

De acordo com o agricultor José Vanderley, do sítio Carnaúba, que foi beneficiado com a tecnologia cisterna de enxurrada, essa ação irá propiciar um aumento na oferta de alimentos e reforçar a renda de sua família.

O diretor presidente do Centro Vida Nordeste, Luzimário Ferreira de Almeida afirma que esses projetos contribuem consideravelmente com a fixação do homem no campo e a geração de emprego e renda na economia local, e que parcerias entre a Prefeitura, Centro Vida Nordeste e Governo da Paraíba estão contribuindo com o desenvolvimento rural sustentável em Sumé.

Por: Junior Queiroz em 15 de agosto de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *