Secretário nega fechamento do Hospital de Serra Branca

hospital_sb

Uma das principais unidades de saúde do Cariri e a principal instituição pública da cidade de Serra Branca, o Hospital Geral Yaiá Targino Maranhão enfrenta uma crise financeira sem precedentes. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Dr. Marcelo Jackson, que falou à reportagem do portal De Olho no Cariri e rechaçou a possibilidade de fechamento do Hospital.

Dr. Marcelo disse que o hospital está sobrevivendo praticamente de recursos federais bastante limitados. Segundo ele, o Tesouro Municipal está investindo na unidade, mas a crise que afeta as prefeituras já não possibilita que o município repasse o necessário à casa de saúde e o Governo do Estado suspendeu o convênio que tinha com o hospital.

Mensalmente o Hospital de Serra Branca gasta algo em torno de 200 mil, mas só recebe do Governo Federal R$ 83 mil de repasse mensal. Para suprir esse déficit, a Prefeitura de Serra Branca celebrou com o Governo do Estado no ano passado um convênio que garantia mais 90 mil mensais para custeio do hospital, que há seis meses não está sendo mais repassado.

Segundo o secretário, sem esse convênio será inviável a administração do hospital, que será devolvido ao Governo do Estado. Dr. Marcelo Jackson informou também que precisará fazer uma completa adaptação nos serviços prestados pelo hospital e disse que a indicação foi feita pelo próprio governador do Estado.

O Hospital Geral de Serra Branca pertence ao Estado da Paraíba, mas há um bom tempo é administrado pelo município que sem recursos suficientes pode devolver a unidade a qualquer momento. A população de Serra Branca e cerca de 7 cidades atendidas pela unidade está apreensiva com a problemática.

Paraíba Mix com De Olho no Cariri

Por: Junior Queiroz em 4 de dezembro de 2015

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *