Em Sumé: Pacientes com Covid-19 recebem assistência dos profissionais da Saúde

A Secretaria de Saúde de Sumé e a Vigilância Epidemiológica do município acompanham diariamente os pacientes diagnosticados com o coronavírus e que devem ficar em isolamento domiciliar.

Esse monitoramento faz parte dos protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, além de levar, principalmente, assistência, segurança e solidariedade aos pacientes e às famílias que estão enfrentando a doença, até que eles estejam curados.

Os pacientes que são diagnosticados com o vírus, mesmo que assintomáticos, devem ter alguns cuidados para evitar a contaminação dos demais membros da casa.

Algumas orientações repassadas pelas equipes do Estratégia Saúde da Família são: a pessoa infectada deve permanecer em um quarto isolado e ventilado, porém, nas residências onde isso não é possível, ela deve estar o tempo todo de máscara e manter uma distância de pelo menos um metro dos demais familiares; o doente não deve compartilhar talheres, pratos e copos, estes utensílios, após o uso, devem ser lavados com água sanitária; a casa e os objetos devem ser limpos constantemente com água sanitária ou álcool 70%, assim como o banheiro; roupas, cobertores, lençóis, toalhas e travesseiros devem ser recolhidos com luvas, colocados em saco plástico e serem lavados separadamente das demais roupas da casa, com água e sabão a uma temperatura entre 60 e 90ºC. Todos os moradores da casa ficam em isolamento domiciliar por 14 dias também.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Anna Magda Cantalice, o protocolo adotado também é o de fazer contato diário com o paciente, via telefone, para saber o seu estado de saúde. “Caso haja qualquer alteração no quadro, a equipe médica se desloca para a residência”, informou.

Cumprido o período de isolamento e ausência de sintomas, os pacientes são avaliados pelos médicos das unidades básicas e submetidos a um novo exame para verificar se já estão curados. Testados negativos para coronavírus, eles são liberados para o convívio social.

Até esta quarta-feira (10/06), Sumé registrou 22 casos confirmados de coronavírus, sendo que destes 22, dez já estão curados da doença.

A Vigilância Epidemiológica do município reforça constantemente à população que mantenham o distanciamento social, só saiam de casa em extrema necessidade, usem máscara e higienizem sempre as mãos. As pessoas recém chegadas de viagem devem cumprir o período de quarentena domiciliar, 14 dias, tendo em vista que no trajeto, ou antes dele, elas podem ter tido contato com o vírus e ainda não ter apresentado sintomas.

Ascom PMS

Por: Junior Queiroz em 11 de junho de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *