Dia do Agricultor: Caririzeiros relatam desafios e cobram investimentos dos poderes públicos

Hoje estamos comemorando o Dia do Agricultor no Brasil, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek.

Podemos dizer que a profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade e sua importância se dá em diferentes aspectos como produção de alimentos para toda a sociedade; geração de matérias-primas para a posterior industrialização; geração de empregos e claro um dos motores da nossa economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.

Apesar de toda a importância, os nossos agricultores e técnicos que atuam na área rural relatam que os homens do campo não tem muito a comemorar nesta data, a não ser pela sua bravura em continuar insistindo na vida rural e não aumentar mais ainda o êxodo para os grandes centros, algo que tem aumentado muito nas últimas décadas.

Na região do Cariri Paraibano, uma das mais secas do país, os agricultores sofrem com a maior estiagem dos últimos 100 anos. Já são 6 anos de poucas chuvas e perdas de lavouras.

O agricultor Ademar Rodrigues, do Sítio Caboclo de Parari relatou que infelizmente neste dia não dá para comemorar muita coisa e disse que é preciso os governantes olhar com mais atenção para o homem do campo que é o responsável por colocar comida na mesa de todos. Ouça abaixo:

O ativista rural, técnico da Emater e vice-presidente da Associação dos Mutuários de Crédito Rural da Paraíba, Afonso Cartaxo relatou que os desafios são muitos para os agricultores que sentem os efeitos as seca, da crise e que ainda aguarda por uma grande política pública voltada ao homem do campo que realmente mude a realidade deste povo. Ouça abaixo:

Apesar de todas as dificuldades impostas, o homem do campo na região do Cariri conta com sua fé e força de vontade para permanecer com a esperança de dias melhores.

Paraíba Mix

Por: Junior Queiroz em 28 de julho de 2017

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *