Desafios e Inovação marcam Gestão da Educação na Prefeitura de Gurjão

A secretaria de Educação do município de Gurjão tem realizado um extensivo trabalho de acompanhamento e auxílio aos alunos no período de distanciamento social por causa da pandemia.

Nos primeiros meses do ano, com a impossibilidade de realização das aulas presenciais, a secretaria teve que redefinir planos e estratégias e para isso vem se dedicando à elaboração de diagnóstico educacional nas unidades escolares, ao desenvolvimento de plano de ação com gestão de equipe, com atenção à implantação de novas metodologias de ensino com acompanhamento de resultados. Os desafios para a execução de um novo modelo de gestão da educação se deu, não apenas pela pandemia, mas também pelo substancial aumento de alunos matriculados na rede pública municipal, de quase 10% em 2021 comparando com o ano de 2020. “É importante a gente constatar que houve aumento de matrícula, quando a maioria das escolas perdem alunos, nós ganhamos”, comentou Zelma Nemízia, Secretária de Educação.

Para garantir a eficácia dessas redefinições de planos estratégicos e operacionais, a pasta implantou a reunião quinzenal com o grupo de gestão estratégica pedagógica e realizou jornada pedagógica para os profissionais da educação da rede municipal e estadual, que trabalham na cidade.

Com os desafios de promover educação em plena pandemia, algumas necessidades urgentes foram aparecendo e, rapidamente a administração pública municipal procurou implementar o sistema remoto de ensino com aulas virtuais em todos os níveis de ensino. Ao mesmo tempo foram feitos levantamento e acompanhamento das necessidades dos alunos que não teriam acesso às aulas remotas, foi constatada então a necessidade de cada um dos alunos, daqueles que não tem acesso a internet e os que não dispõem de aparelhos para se conectar. Entre as soluções encontradas e executadas está a entrega do kit de material didático aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e entrega de atividades impressas àqueles alunos que não tiveram acesso ao sistema remoto de ensino. Assim, todos os estudantes tiveram acesso às matérias, apesar das dificuldades impostas pela tecnologia, recebendo o material em casa. Todos os alunos receberam também os kits de alimentação com recursos do Pnae e mais de 50% de investimento financeiro da gestão municipal.

Ainda nesses primeiros meses de governo, a gestão está implantando o Projeto SOS Universitários que disponibilizará uma sala para estudos e reuniões de quem cursa o ensino superior. A sala contará com apoio logístico como computador e impressora para serem usados dentro das necessidades dos estudos acadêmicos.

Atualmente, a Secretaria de Educação está focada nessas e outras ações que precisam ter sua continuidade e desenvolve outros projetos como o Projeto Literatura Delivery que tem o objetivo incentivar as famílias à leitura em casa, durante a pandemia. O Literatura Delivery consiste em disponibilizar, através de contatos por WhatsApp e Instagram, todo o acervo da biblioteca municipal. As famílias interessadas realizarão cadastro e terão acesso aos títulos disponíveis, escolherão o que pretendem ler e um servidor entregará o livro na casa do usuário e recolherá no fim do período de leitura. O projeto está ainda em análise e discussão quanto às necessidades para a sua finalização e execução.

Assessoria

Por: Junior Queiroz em 5 de maio de 2021

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *